domingo, 27 de março de 2011

AUTORIDADE ESPIRITUAL

Autoridade: poder delegado a outren sobre algo ou alguém (Romanos 13:1). 
Significa o direito  e a capacidade de comandar, fazer leis, exigir obediência e julgar.

Obedecer à autoridade é mesmo que está submisso a Deus e a sua palavra. Vejamos que Jesus como autoridade suprema, ou seja, “Divina” e na sua condição humana, não ultrapassou os limites da autoridade civil e a autoridade eclesiástica, sempre manteve limites. (Mateus 17:27 ; 22:21).
Em todas as áreas da sociedade, tem que haver um padrão de autoridade. Esta se torna o fundamento ou o padrão que temos para distinguir o certo do errado.

Temos como autoridade


Civil ou Humana   -   Tito 3:1 ; I Pedro 2:17
Eclesiástica ou Espiritual   -   Atos 23:5 ; Êxodo 22:28
Divina   -   Esdras 7:26

Civil ou Humana   
As Escrituras ensinam que Governos humanos, Forças Armadas, juízes, etc., são instituições que são  estabelecidas por Deus para inibir as forças do mal neste mundo (Rom 13:1-7). Essas são chamadas de “Autoridade Delegada”.
A autoridade terrena exige direitos sobre nós. É exercida pela força humana, a com medidas terrenas, controla os outros através do uso da poder, coerção, exigências ou força superior, seja física ou psicológica.
A não obediência às autoridades civis é:  crime, contraversão, infração, penalidades.
Resulta-se em: multa, processo e prisão

Eclesiástica ou Espiritual   
Jesus afirmou a autoridade dos apóstolos, enviou os apóstolos com a missão de lhe servirem como porta-vozes e representantes. Este tipo de autoridade é considerado como “Autoridade Transmitida”. Esta autoridade não pertence à pessoa que a está exercendo, isto significa que a pessoa não usa segundo suas próprias inclinações. A autoridade é exercida pela transmissão da autoridade de Deus. 
As pessoas que a exerce são apenas instrumentos através dos quais a autoridade Divina flui. Elas não possuem sua “própria” autoridade, mas apenas estão atendendo às orientações do Altíssimo. 

A bíblia ensina a submissão aos Pastores:
Não andarão 2 juntos se não houver concordância (Deus tira um)
Não usará de engano na casa do Sr. (rebelião por prazo curto)

Exemplos de Eclesiástica ou Espiritual (Autoridade Transmitida): Moisés, Abraão, Neemias, os profetas. Hoje em dia temos Pastores, Presbíteros, Evangelistas, Diáconos, Obreiros e as lideranças de ministérios na igreja.
É através desta autoridade que Deus planeja governar seu povo.  Deus usa os homens para serem ambos, líderes e exemplos para outros e para atraí-los para um relacionamento com Cristo. A genuína autoridade espiritual vem do próprio Deus.
A não submissão à autoridade a qual foi delegada por Deus, não significa dizer que a pessoas está sendo humilhada nem tão pouco desvalorizada. 
Porém um rebanho desgarrado resulta em cobrança Divina. Um rebanho rebelde, a Bíblia chama de bode (Mateus 25:32,32 e 41). No mundo espiritual bode=demônio.
A não obediência as autoridades espirituais resulta em: - rebelião, maldição no tempo presente, afastamento do Reino.
Divina
Deus é a autoridade suprema, Ele é o soberano governador sobre todas as coisas e sobre todas as nações
(veja Daniel 4). No presente século, Deus deu toda a autoridade a seu Filho, Jesus Cristo (Mateus 17:5; 28:18).
A autoridade de Deus é expressa em palavras. Jesus confirmou a autoridade da Bíblia. Ele confirmou a inspiração do Antigo Testamento. Ele disse que a Escritura não podia falhar (João 10:35). Ao escrever a Bíblia, seus autores o fizeram por inspiração do Espírito Santo. Os autores do Antigo Testamento falavam quando movidos pelo Espírito Santo.
Os escritores do Novo Testamento também proferiram as palavras escolhidas pelo Espírito Santo (1 Coríntios 2:13). A Bíblia é a revelação de Deus para o homem; é a nossa autoridade. As suas palavras são as palavras de vida eterna, as quais nos julgarão no último dia (João 6:68; 12:48).
A não obediência à autoridade Divina resulta em:
- pecado, queda do homem, morada no inferno, maldição hereditária.

Satanás era um Querubim perfeito (Ezequiel 28:13-17 )e com a sua rebelião levou consigo 1/3 dos anjos que existiam nos céus, estes foram expulsos (Apocalipse 12: 7-9,12 e Isaías 14:12) e estes se tornam demônios que quer dizer “Anjos caídos” são dotados de inteligência, estão  sob a autoridade de satanás (Mateus 4:10) e levam nomes diversos na bíblia como:
Filhos da desobediência – Efésios 2:2
Destruidor – Êxodo 12:23
Devorador - Malaquias 3:10

Deus tem todo o domínio sobre todas as coisas e seres. Colossenses 1:16

Para Deus obedecer é melhor do que sacrificar: 1 Samuel 15:22 e 23. Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não seja rei.
Antes de entrar na terra de Canaã, Deus colocou diante de Israel duas escolhas a bênção e maldição. A Palavra de Deus a Israel foi: escolha a bênção para que vivas. A bênção era decorrente da obediência e a maldição da desobediência. Todas as vezes que Israel desobedeceu, fracassou e foi humilhado pelo inimigo a ponto de ser posto para fora da terra que Deus havia lhe dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário